Mastologista São Paulo

Coronavírus na Gravidez

Mastologista Sao Paulo gravidez coronavirus covid gripe influenza mulher gravida com mascara facial

Atualmente diversas pesquisas estão sendo feitas para entender se a infecção pelo COVID-19 causa impactos em gestantes. É conhecido que as gestantes podem ser severamente afetadas por alguns tipos de infecções respiratórias e, portanto, elas devem tomar precauções para se protegerem contra o coronavírus.

Bem vinda ao nosso blog Mastologista São Paulo. Meu nome é Dra. Danielle Miyamoto, mastologista, ginecologista e obstetra formada pela Unicamp, USP e Instituto Europeu de Oncologia. Atendo minhas pacientes de ginecologia, obstetrícia e mastologia na clínica AKTA Liv localizada na Vila Mariana, em SP, e também por telemedicina. Aqui falamos sobre temas diversos relacionados à saúde da mulher.

Com o fim do inverno os casos de gripe não são mais tão comuns e as grávidas passam a se preocupar principalmente com o coronavírus.

Tanto a gripe quanto o COVID-19 são doenças respiratórias contagiosas com sintomas semelhantes, tornando difícil identificar a diferença entre elas sem fazer testes. A gripe e o COVID-19 compartilham muitas características, mas existem algumas diferenças importantes entre os dois, especialmente para pessoas que estão grávidas.

Listamos abaixo algumas informações importantes sobre como a gripe e o coronavírus afetam a futura mãe e seus bebês em desenvolvimento.

Gravidez, Gripe e Coronavírus

Em geral, pessoas jovens e saudáveis ​​em idade reprodutiva não ficam gravemente doentes com COVID-19, e casos da doença sem sintomas (assintomáticos) são comuns. Mulheres grávidas também têm a mesma probabilidade de se infectar com coronavírus do que aquelas que não estão grávidas.

No entanto, as grávidas podem ter um risco ligeiramente maior de algumas complicações devido ao coronavírus, incluindo admissão na UTI e a necessidade de ventilação mecânica. Mas, o risco de morte não parece ser maior para quem está grávida.

As mulheres grávidas têm maior probabilidade do que as não grávidas de ficarem gravemente doentes com a gripe (influenza), de acordo com os órgãos que trabalham com o controle e a prevenção de doenças. A gravidez altera o sistema imunológico, os pulmões e o coração, e pode tornar a mulher grávida mais suscetível a doenças graves como a gripe, incluindo doenças que exigem hospitalização, por até duas semanas após o parto. Se a mulher grávida contrair uma gripe durante a gravidez, o vírus também pode ser prejudicial ao desenvolvimento do bebê.

A mulher grávida que estiver apresentando sintomas de gripe ou coronavírus, incluindo febre, dores musculares, dor de garganta, tosse e dificuldade para respirar, deve se comunicar com seu ginecologista o mais rápido possível e, a depender da gravidade dos sintomas, ir até a emergência do hospital de escolha. A febre da mulher grávida pode estar relacionada a defeitos congênitos do feto, incluindo os do cérebro e da medula espinhal, que podem causar problemas para o desenvolvimento e a saúde geral do seu bebê.

Mastologista Sao Paulo gravidez coronavirus covid gripe influenza isolamento

 

COVID-19 e a gripe da mãe para o bebê

O risco de transmissão de COVID-19 da mãe para o bebê é extremamente baixo. O coronavírus não é como a zika, a rubéola, o HIV, a sífilis ou a toxoplasmose, e não há evidências de que o COVID-19 cause defeitos de nascença.

Atualmente, não existe uma vacina para prevenir o COVID-19, mas pesquisadores e fabricantes no mundo todo estão trabalhando para desenvolver uma vacina viável o mais rápido possível. Felizmente, existe uma vacina que pode ajudar a proteger as gestantes e seus bebês da gripe (influenza).

Embora seja importante para todos, é ainda mais crítico ser vacinada contra a gripe toda pessoa que estiver grávida, tentando engravidar ou se tiver filhos, ou que conviva com pessoas grávidas ou pessoas mais velhas em sua vida.

A vacina contra a gripe é segura para as mulheres tomarem em qualquer momento da gravidez. Ser vacinada também pode ajudar a proteger o bebê da gripe após o nascimento uma vez que os anticorpos da vacina serão passados para o bebê em desenvolvimento durante a gravidez.

Mastologista Sao Paulo gravidez coronavirus covid gripe influenza vacina

 

Convivendo com gripe e COVID-19

Embora não se saiba o que o futuro trará, há alguma esperança.

Como a gripe e o COVID-19 são transmitidos por gotículas respiratórias, as mudanças que já fizemos para nivelar a curva do COVID-19, incluindo o distanciamento social, lavagem mais frequente das mãos, maior higienização e uso de máscara, podem também ajudar a diminuir a impacto da gripe nas gestantes pelo simples fato de que elas agora estão mais protegidas, assim como as pessoas a sua volta.

Para auxiliar, neste período de tantas incertezas, alguns médicos ginecologistas e hospitais passaram a aumentar o período de intervalo entre o agendamento de consultas, passaram a priorizar o atendimento às gestantes de forma a que as recepções dos consultórios fiquem mais vazias, atendimento por telemedicina, dentre outros.

Dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário abaixo!

***

Clique aqui para agendar uma consulta com a Dra. Danielle Miyamoto – Médica Mastologista, Ginecologista e Obstetra

A Dra. Danielle Miyamoto atende no Centro Integrado AKTA Liv, convenientemente localizado na Vila Mariana (São Paulo). Ela é médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas  (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739).

Siga a Dra. Danielle Miyamoto nas redes sociais:

Facebook 

Instagram 

Youtube 

 

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×