Mastologista São Paulo

Fatores de Risco Para o Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Portanto nunca é cedo demais para conhecer os fatores de risco para o câncer de mama. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer é uma das principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) ao redor do mundo, em parte devido ao envelhecimento populacional e em parte devido à prevalência de fatores de risco para o câncer.

Enquanto observa-se uma diminuição do número de casos de câncer relacionados a infecções, observa-se por outro lado o aumento do número de canceres associados à melhoria das condições socioeconômicas e mudança de hábitos associados ao processo de urbanização – como alimentação inadequada, sedentarismo, altos níveis de estresse, dentre outros.

A mais recente estimativa mundial nos informa que o câncer de maior incidência entre as mulheres foi o câncer de mama, que representou 24,2% de todos os canceres que acometeram pacientes do sexo feminino no período investigado.

Estima-se que no Brasil ocorrerão 625 mil casos de câncer a cada ano entre 2020-2022 e o câncer de mama será o segundo tipo de câncer que mais acometerá as mulheres, logo após o câncer de pele (não melanoma).

Assim, e devido à alta incidência do câncer de mama feminino, é de extrema importância que todas as mulheres tenham acesso a informações importantes que possam ajudá-las a identificar fatores de risco para o câncer de mama, de modo a que possam adotar hábitos de vida que protegerão seu organismo de efeitos nocivos e que facilitam o desenvolvimento de doenças.

É de extrema importância ressaltar que, quando falamos em fatores de risco para o câncer, não queremos dizer que a sua existência levará ao desenvolvimento de doenças como o câncer de mama ou outros tipos de câncer. Da mesma forma que a ausência de fatores de risco para o câncer não significa que aquele individuo jamais desenvolverá a doença.

Quando falamos em fatores de risco para o câncer de mama especificamente, devemos ressaltar que ao comparar-se pacientes que apresentavam e que não apresentavam fatores de risco antes do desenvolvimento da doença, a prevalência de pacientes que apresentavam fatores de risco é notável.

Os fatores de risco para o câncer são divididos entre os modificáveis e os não modificáveis.

Fatores de Risco Para o Câncer de Mama – NÃO MODIFICÁVEIS

Há diversos fatores de risco não modificáveis para o câncer de mama e, dentre eles, os mais notáveis são:

  • Ser do sexo feminino – o câncer de mama tem incidência muito maior entre as mulheres do que entre os homens;
  • Idade – o risco do desenvolvimento do câncer de mama é mais alto entre mulheres acima dos 45 anos e, cerca de 77% dos casos da doença ocorrem em mulheres acima dos 50 anos;
  • Idade da menarca e idade da menopausa – menarca precoce e/ou menopausa tardia já que, quanto maior for o tempo que esta mulher ficar exposta aos hormônios produzidos em idade fértil, maior as chances de desenvolver o câncer de mama.

Fatores de Risco Para o Câncer de Mama – MODIFICÁVEIS

Há diversos fatores de risco modificáveis para o câncer de mama e, dentre eles, os mais notáveis são:

  • Sedentarismo – independente do efeito na redução de peso, a prática de atividades físicas diminui o risco de câncer de mama e, quanto mais exercício praticado, menores os riscos. A Sociedade Americana de Oncologia recomenda 45 minutos diários de exercícios, 5 vezes por semana;
  • Obesidade – a quantidade de tecido gorduroso tem influência no risco do câncer de mama. Quanto maior o percentual de gordura, maiores os riscos.
  • Consumo de álcool – quanto maior o consumo de álcool, maior o risco de câncer de mama e outros tipos de câncer;
  • Amamentação – mulheres que amamentaram por pelo menos seis meses apresentam um risco mais baixo do aparecimento de câncer de mama.

O conhecimento dos fatores de risco para o câncer de mama permite que as mulheres busquem adaptar suas vidas de modo a prevenir ou reduzir suas chances de desenvolvimento do câncer de mama.

Além dos fatores de prevenção (fatores de risco modificáveis), existem ainda os processos de rastreamento do câncer de mama que devem ser feitos em casos de suspeita de câncer de mama e, em outros casos em que haja indicação, por rotina. Para ler mais sobre rastreamento do câncer de mama leia: Suspeita de Câncer de Mama e Diagnóstico – Mamografia, Ultrassom e Biópsia.

Não precisamos esperar pelas campanhas de outubro para aprender sobre os fatores de risco para o câncer de mama e mudar o que está ao nosso alcance! Confira abaixo uma live que a Dra. Danielle Miyamoto fez com o canal Doutor TV em outubro de 2020 e não deixe de ler nosso blog que está repleto de informações úteis sobre este assunto.

Dra. Danielle Miyamoto é médica mastologista, ginecologista e obstetra. Oferece atendimento médico humanizado, completo e especializado na área da saúde da mulher.

Formada pela Unicamp e pela Faculdade de Medicina da USP com cursos de especialização na Itália e França.

Eleita uma mas melhores mastologistas de São Paulo pelo Portal Doctoralia, além de ter excelente média de avaliação por parte de suas pacientes.

Link de interesse: Câncer de Mama, Obesidade, Alimentação e Atividades físicas

Agende uma consulta com Dra. Danielle Miyamoto – (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739). Médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas. A Dra. Danielle Miyamoto atende na clínica Akta Liv, localizada na Chácara Klabin, Vila Mariana.

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×