Mastologista São Paulo

Fisioterapia Pélvica – Benefícios do Preparo do Corpo da Gestante para o Parto

  • Home
  • Obstetrícia
  • Fisioterapia Pélvica – Benefícios do Preparo do Corpo da Gestante para o Parto
fisioterapia pelvica

Eu, Doutora Danielle Myiamoto, mastologista, ginecologista e obstetra sou admin do site Mastologista São Paulo, e resolvi fazer uma live com a fisioterapeuta Maythe Amaral, especialista em assoalho pélvico. Nesta live falamos sobre o preparo durante a gestação para o parto, quando iniciar os exercícios para o períneo, como prevenir e tratar situações como a infecção de urina, dor lombar e lacerações no períneo durante o parto normal, dentre outros assuntos, como o uso da cinta abdominal!

Você pode acompanhar abaixo a transcrição adaptada e parcial desta live abaixo!

Preparo do Corpo da Gestante para o Parto

Dra. Danielle Miyamoto – Hoje vamos falar dos benefícios de fazer um preparo do corpo da gestante, especialmente para aquelas que querem fazer parto normal, mas também para as que vão fazer cesárea. Eu geralmente recomendo o parto normal para as minhas gestantes sempre que possível por vários motivos:

  • A recuperação é muito melhor quando comparado à cesárea, tanto no pós parto imediato, quanto depois já que há muitas mulheres que têm dor pélvica por conta de aderências;
  • Maior risco de sangramentos no parto cesárea; e
  • Maior risco de atonia do útero e perda do útero durante o parto cesárea, dentre outros.

E o parto normal é assim chamado porque ele é mesmo o que é normal. A maioria das gestantes acaba se interessando pelo parto normal quando a gente explica as vantagens e os riscos comparados com a cesariana.

Entretanto, especialmente as gestantes que querem fazer o parto normal, tem muitas dúvidas quanto ao preparo do corpo para o parto. E por isto que vamos conversar com a Dra. Maythe Amaral para saber como fazer o preparo do períneo para o parto normal e a importância deste preparo.

Dra. Maythe Amaral – É muito melhor a mulher se preparar e saber o que vai ter que fazer em cada fase do trabalho de parto, do que ficar perdida na hora do parto com sensações que ela nunca teve e dores que ela nunca sentiu. Portanto no preparo a gente vai falar e preparar a gestante para tudo isto.

fisioterapia pelvica

 

O ideal é iniciar a fisioterapia pélvica preparatória para o parto com cerca de 30 semanas de gestação. São vários os tipos de técnicas que a gente ensina a gestante neste preparo:

  • Nós começamos este preparo fazendo exercícios que vão ajudar o bebê a ter um melhor encaixe e que vá facilitar o parto;
  • Vamos fazer exercícios que vão fortalecer e alongar a musculatura e o corpo da gestante para que ela esteja preparada para os movimentos importante no momento do parto;
  • Ensinamos todos os exercícios que a mulher pode fazer durante o trabalho de parto para ajudar o bebê a descer mais rápido, além de técnicas para aliviar as dores durante o parto.
  • Treinamos também a força que a mulher vai ter que fazer no momento de expulsão do bebê.

Esta força de expulsão é a questão que as mulheres têm mais medo e preocupação. Muitas vezes a mulher não consegue fazer a força no parto normal e acaba precisando fazer uma cesárea, sendo que todas as circunstâncias do parto estavam corretas para que o bebê pudesse nascer naturalmente.

Na fisioterapia pélvica preparatória nós utilizamos um equipamento chamado Epi No (nome originou do termo em inglês e significa episiotomia não) justamente para que a mulher treine a força para a expulsão do bebê. Este equipamento é um balãozinho que a gente infla e simula a cabeça do bebê. Com ele a mulher vai aprender como fazer a respiração, a contração, quais são os movimentos da contração.

epi no

Importante: Este aparelho só pode ser utilizado com indicação e acompanhamento do fisioterapeuta. Existe casos em que mulheres compram o equipamento para utilizar em casa e acabam sofrendo lesões.

Pergunta do público: A fisioterapia pélvica ajuda na dispensa da episiotomia?

Dra. Danielle Miyamoto – Sim ajuda. Na verdade o principal objetivo da fisioterapia pélvica é facilitar o parto e evitar a episiotomia. Quando já existe uma preparação do períneo para receber o parto normal, a expulsão do bebê fica muito mais fácil, uma vez que a mulher aprendeu com a terapia a fazer a força e os movimentos de maneira coordenada. Muita vezes a mulher faz os movimentos de expulsão de forma tão brusca que pode acontecer lacerações imperceptíveis nos músculos do períneo, rompimento de ligamentos que podem levar à queda de útero e que só vão se manifestar depois.

Eu, como médica, evito ao máximo fazer a episiotomia. Só utilizo este recurso quando é um caso de sofrimento fetal mas, de maneira geral, a gente espera que o bebê comece a descer aos poucos, o que já faz com que a musculatura da mãe na região comece a se adequar. Então se ela tiver feito o preparo, é possível evitar a episiotomia e até lacerações mais extensas e preocupantes, como as que alcançam a região do esfíncter e o ânus. Fazendo a fisioterapia pélvica como preparo da gestante antes do parto e os movimentos coordenados durante o trabalho de parto ajuda muito para que o parto seja tranquilo e breve.

A live foi excelente e, se você quiser assistir na íntegra, clique abaixo!

Caso tenha dúvidas, deixe seu comentário abaixo!

Agende uma consulta com Dra. Danielle Miyamoto – Médica Mastologista e Ginecologista

O Site Mastologista São Paulo é administrado pela Dra. Danielle Miyamoto (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739). Médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas.

Siga a Dra. Danielle Miyamoto nas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/dradaniellemiyamoto

Instagram – https://www.instagram.com/dradaniellemiyamoto/

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCNmA_pWksV-hGsjf9BbTj1A

 

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×