Mastologista São Paulo

Laser Íntimo: Mitos e Verdades Sobre Esta Técnica

O laser íntimo é um tratamento inovador para melhorar a saúde íntima das mulheres. Através da aplicação de laser na parede vaginal, o principal objetivo do procedimento é aumentar a espessura do local, que passa a ficar mais fino com o passar dos anos, dificultando o processo de lubrificação na vagina e causando problemas como dores na relação sexual e o aumento de infecções na região íntima.

São muitos os mitos que circulam ao redor do laser íntimo, um tratamento cujo um dos principais objetivos é aumentar a produção de colágeno da região íntima feminina facilitando questões que passam a ser um grande desafio na vida das mulheres a partir dos 30 anos, como a lubrificação vaginal.

Um dos principais mitos propagados por aí, por exemplo, é de que esse é um procedimento invasivo e bastante doloroso, quando, na verdade, é exatamente o contrário: o laser íntimo é considerado um tratamento rápido e prático, além de minimamente invasivo e indolor.

O laser íntimo também é conhecido popularmente como laser vaginal. Ele é uma ótima alternativa para mulheres que estão buscando mais qualidade de vida em sua saúde íntima e também na vida sexual. A lubrificação feminina tende a diminuir a partir dos 30 anos e ainda mais após o período da menopausa. Mas esse não é o único desafio das mulheres com o passar do tempo: o laser íntimo também auxilia a driblar questões como a atrofia vaginal, dores na relação sexual, infecções e incontinências urinárias.

Portanto, investir em um procedimento como o laser íntimo é garantir mais qualidade para a sua vida como um todo. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, portanto, estamos aqui para esclarecê-las e auxiliar mulheres que possam estar enfrentando esses problemas.

Mitos e verdades

Muitas pessoas acreditam que o tratamento com laser íntimo (ou laser vaginal) é invasivo, mas esse é o primeiro grande mito sobre ele. Justamente por ser realizado com laser, o laser íntimo garante precisão nas aplicações feitas ao longo do tratamento.

O principal objetivo desse procedimento é aumentar a espessura da parede vaginal, que tende a ficar cada vez mais fina com o passar do tempo. Isso pode causar diferentes desconfortos para a mulher, como a falta de lubrificação, que gera dores e desconfortos nas relações sexuais, sangramento, ardor e a formação de fissuras na vagina. Tudo isso impacta negativamente na rotina das mulheres e também na qualidade de suas vidas sexuais, o que pode também causar problemas de autoestima.

Outro grande mito sobre o tratamento é que ele é indicado somente para mulheres que já passaram pelo período da menopausa. É verdade que, após a menopausa, os desafios para as mulheres são ainda maiores, mas, ao completar 30 anos, elas passam a ter uma diminuição da produção natural de colágeno na mucosa vaginal, o que causa – além da falta de lubrificação citada anteriormente -, flacidez e perda do tônus. Então, o laser íntimo é indicado para qualquer mulher que queira investir em mais saúde para a sua região íntima e, consequentemente, mais qualidade de vida para si mesma.

 

Como funciona o laser íntimo

O laser íntimo é um tratamento que contempla duas ou três sessões de aplicação do laser na parede vaginal e elas possuem um intervalo de 30 dias entre uma e outra, portanto, é um tratamento que dura poucos meses. Para realizá-lo, é necessário que o aparelho seja inserido na vagina, o que faz com que muitas mulheres acreditem que é um tratamento muito doloroso. Mas esse é apenas mais um mito sobre o procedimento, pois o laser íntimo só é realizado após a aplicação de uma anestesia local, o que garante que a paciente não vai sentir nada ao longo das sessões. Além disso, as recomendações pós-sessões não são rígidas.

Já uma grande verdade sobre o laser íntimo é que ele deve ser aplicado somente por ginecologistas especialistas no tratamento. Muitas pessoas acreditam que o tratamento pode ser feito por diferentes profissionais, mas, apesar de ser considerado um procedimento simples e minimamente invasivo, ele é realizado em uma região extremamente delicada e que precisa ser avaliada desde a consulta de avaliação até o pós-tratamento por um profissional especialista no assunto.

Laser íntimo com responsabilidade

Na consulta de avaliação, é o ginecologista quem vai te ajudar a entender se o laser íntimo é o tratamento ideal para você neste momento ou se você pode optar por outros caminhos, tudo isso através de uma análise da sua região íntima e das suas principais queixas. É ele também quem vai garantir o sucesso do tratamento – devido aos seus conhecimentos e experiência na área – e realizar o acompanhamento após o fim das sessões. A boa notícia é que esse tratamento pode ser realizado em consultório médico, portanto, é muito prático para as pacientes.

 

Agora que você conhece melhor o laser íntimo e está a par dos principais mitos e verdades sobre esse tratamento, que tal entrar em contato com a nossa equipe para agendar a sua consulta de avaliação?

Utilize os nossos canais de comunicação.

 

Leia Mais Sobre Esse Tema:

Laser Vaginal – Quais são as indicações?

Dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário abaixo!

***

Clique aqui para agendar uma consulta com a Dra. Danielle Miyamoto – Médica Mastologista, Ginecologista e Obstetra

A Dra. Danielle Miyamoto atende no Centro Integrado AKTA Liv, convenientemente localizado na Vila Mariana (São Paulo). Ela é médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas  (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739).

Siga a Dra. Danielle Miyamoto nas redes sociais:

Facebook 

Instagram 

Youtube 

Dra. Danielle Miyamoto

Ginecologista e Obstetra, Mastologista e Mestre em Oncologia Ginecológica e Mamária

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×