Mastologista São Paulo

Laser Vaginal – Quais são as indicações?

O laser vaginal é um procedimento minimamente invasivo e indolor que tem como principal objetivo melhorar a qualidade da saúde íntima da mulher. Um dos seus principais benefícios é o aumento da produção de colágeno na região, que auxilia na lubrificação, processo que diminui a partir dos 30 anos da mulher e mais ainda após o período da menopausa.

O laser vaginal é um procedimento indicado para combater diferentes problemas e questões das mulheres com a saúde da sua vagina, principalmente após a menopausa, como a atrofia vaginal, dores na relação sexual e infecções e incontinências urinárias que podem passar a ocorrer de maneira mais frequente. Portanto, é um tratamento que melhora a qualidade da vida íntima da mulher.

Também conhecido como ‘’laser íntimo’’, o principal objetivo do laser vaginal é aumentar a espessura da parede vaginal, que, ao longo do tempo, passa a ficar mais fina e a dificultar alguns processos naturais da região como a lubrificação, muito importante durante a relação sexual. Isso pode ocasionar dores na relação, sangramento, ardor e formação de fissuras na vagina, transformando-se em um verdadeiro desconforto para a rotina da mulher e para a qualidade da sua vida sexual.

Entenda, abaixo, como o procedimento funciona.

Laser vaginal e envelhecimento

A partir dos 30 anos da mulher já é possível notar a redução da produção de colágeno na mucosa vaginal, o que causa problemas como flacidez, perda do tônus e da lubrificação da região. Portanto, o tratamento com laser vaginal é indicado para qualquer mulher interessada em melhorar a sua qualidade de vida, íntima e sexual, e não somente para aqueles que já passaram pelo período da menopausa.

Contudo, como citado anteriormente, após a menopausa os sintomas são ainda mais latentes. Mulheres tendem a reclamar da secura extrema da região, de sangramentos durante a relação sexual e de queimação ao urinar. O laser vaginal surgiu, então, como a solução para driblar todos esses desconfortos.  

O procedimento

O tratamento de laser vaginal é realizado através de duas a três sessões, a depender de cada caso, com um intervalo de 30 dias entre elas. A duração do procedimento é rápida e a de seu efeito total ocorre em um período entre 10 e 12 meses, porém, em algumas mulheres, a partir da primeira sessão já é possível sentir uma melhora.

É importante destacar que, apesar de ser temido por muitas mulheres já que o aparelho é inserido na vagina, o tratamento não causa dores ou desconfortos, pois é realizado após a aplicação de uma anestesia local. Também vale ressaltar que esse procedimento consiste na ação do laser na mucosa vaginal, e não em sua musculatura.

O laser vaginal deve ser feito por um ginecologista, desde o momento da avaliação da mulher para entender se há necessidade de investir no tratamento até o acompanhamento após a sua realização. Apesar de não ser considerado um método perigoso, é muito importante que seja realizado por um profissional especializado e de confiança, garantindo sucesso em todas as etapas.

Principais benefícios do laser vaginal

Muitos são os benefícios oferecidos pelo laser vaginal, a começar pelo fato de ser um tratamento com laser, que oferece precisão em sua aplicação, o que faz com que somente as regiões necessárias sejam submetidas ao procedimento. Mas, ainda assim, não há com o que se preocupar nesse caso, pois o laser vaginal é considerado minimamente invasivo. Além disso, pode ser realizado no próprio consultório médico do ginecologista, ou seja, também é considerado um tratamento prático.

Como comentado acima, outro grande benefício do laser vaginal é que, por ser um procedimento que envolve anestesia local, não causa qualquer dor ou incômodo nas pacientes. Ele também pode ser feito em qualquer época do ano e não possui restrições rígidas após as sessões, seja com a realização de atividades físicas ou de trabalho.

O mais importante e recomendado é esperar alguns dias para ter relações sexuais e hidratar bastante a região com hidratantes indicados pelo ginecologista, estimulando ainda mais a produção do colágeno.

O laser vaginal, portanto, é um procedimento que visa proporcionar às mulheres um dia a dia mais feliz e confortável, seja consigo mesma, seja com seu parceiro(a), evitando qualquer dor ou desconforto mesmo após a menopausa, um momento tão delicado e de profunda transformação para todas.

Agora que você conhece os detalhes do laser vaginal e todos os seus benefícios, que tal agendar uma consulta em nosso consultório para entendermos melhor o que você está buscando e como esse tratamento pode atendê-la? Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui

Leitura complementar:

Você Conhece o Seu Ciclo Menstrual?

Mudanças Hormonais da Mulher na Quarentena – PARTE 3

***

Dra. Danielle Miyamoto é médica mastologista, ginecologista e obstetra. Oferece atendimento médico humanizado, completo e especializado na área da saúde da mulher no Centro Integrado AKTA Liv.

Formada pela Unicamp e pela Faculdade de Medicina da USP com cursos de especialização na Itália e França.

Eleita uma mas melhores mastologistas de São Paulo pelo Portal Doctoralia, além de ter excelente média de avaliação por parte de suas pacientes.

Agende uma consulta com Dra. Danielle Miyamoto – (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739). Médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas. A Dra. Danielle Miyamoto atende na clínica Akta Liv, localizada na Chácara Klabin, Vila Mariana.

Dra. Danielle Miyamoto

Ginecologista e Obstetra, Mastologista e Mestre em Oncologia Ginecológica e Mamária

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×