Mastologista São Paulo

Mudanças Hormonais da Mulher na Quarentena

mastologista-sao-paulo-danielle-miyamoto-mudancas-hormonais-na-quarentena

Há duas semanas estamos trazendo para vocês a transcrição do bate papo entre a Dra. Danielle Miyamoto (mastologista, ginecologista e obstetra, responsável pela pagina Mastologista São Paulo) e a Dra. Ana Priscila Soggia (endocrinologista e metabologista responsável pelo Centro Terapêutico AKTA Liv) sobre as mudanças hormonais das mulheres na quarentena e os cuidados que elas podem adotar neste período.

Além do vídeo que você pode assistir na íntegra, nós já disponibilizamos a transcrição parcial e adaptada das duas primeiras partes desta conversa! Para ler a transcrição desde o começo do bate papo, clique  nos links – parte 1 e parte 2.

Continuação da transcrição – Parte 3

Dra. Ana Priscila Soggia – Algumas mulheres têm relatado muita saída de secreção de leite das mamas. Algumas delas foram mães há um ano ou dois anos e não estão mais amamentando neste período. O que poderia ser isto?

Dra. Danielle Miyamoto – O que a gente tem visto muito durante a quarentena é que muitas mulheres têm feito o uso de remédios de uso controlado (como antidepressivos) e que podem apresentar alguns efeitos colaterais, inclusive a saída de leita de mama. Este é um efeito colateral que vai deixar de se apresentar a partir do momento em que a mulher deixar de fazer uso do remédio.

Dra. Ana Priscila Soggia – Inclusive remédios que não são de uso controlado, como o dramin e o plasil, dependendo da frequência e quantidade utilizadas podem também causar este tipo de efeito colateral.

Dra. Danielle Miyamoto – Isso mesmo. Em alguns casos vai ser importante investigar se existe algum tumor que está produzindo prolactina, mas esta não é a hipótese mais comum. Então se a mulher apresentar este quadro neste momento, é possível esperar um pouquinho e observar se há alguma evolução. Muitas vezes só com a melhora da questão ansiedade e a retirada dos remédios ansiolíticos e antidepressivos já pode eliminar este sintoma.

Casos mais suspeitos tem características diferentes – se começar a sair secreção de uma mama só, secreção com sangue ou secreção que se assemelha a água. Estes são sinais que indicariam lesões nos ductos da mama e haveria uma necessidade mais urgente de se investigar se há características de malignidade.

Mastologista Sao Paulo Alteracao Hormonal Quarentena Candidiase

Dra. Ana Priscila Soggia – Outra dúvida que a gente recebeu é sobre as secreções femininas. Muitas mulheres relataram muito prurido, muita coceira e às vezes até um incômodo. Até que ponto a mulher pode tentar cuidar disto sozinha em casa e quando ela precisa procurar um especialista e tomar uma medicação pra candidíase ou vaginose?

Dra. Danielle Miyamoto – Alguns hábitos que algumas mulheres têm podem causar um certo abafamento na região da vulva, como o uso de protetor diário de calcinha ou vestimentas muito apertadas.  Principalmente neste período de quarentena, muitas mulheres usam roupa de ginástica pra ficar em casa, porque é mais confortável mas, por ser mais justa, este tipo de roupa não permite uma boa ventilação da área e pode levar a um aumento da quantidade de secreção vaginal. Não necessariamente este é um corrimento que precisa ser tratado de imediato.

Alguns hábitos podem ser adotados pra evitar ou melhorar casos leves de secreção vaginal, seja porque aumentam o arejamento da região, diminuindo a quantidade de secreção e proporcionando o reequilíbrio da flora vaginal, seja porque vão agir diretamente junto a estes fungos e bactérias que normalmente já existem na vagina:

– usar vestimentas mais arejadas durante os dias;

– dormir sem calcinha;

– consumir pouco carboidrato, já que ele aumenta a chance de fazer candidíase;

– banho de assento com chá de camomila.

Em casos leves a moderados, a mulher pode tentar adotar estes hábitos por 3 a 5 dias e observar se há uma melhora. Mas se o caso já começa muito intenso e a mulher perceber que a secreção começou a dar muita coceira, inchaço do local ou dor,  então seria bom que ela procurasse um médico.

Mastologista Sao Paulo Alteracao Hormonal Quarentena carboidratos

Dra. Ana Priscila Soggia – E nestes casos precisa ir numa consulta e colher o material pra fazer exame?

Dra. Danielle Miyamoto – Caso a mulher tenha um desconforto grande ela vai precisar ser examinada pelo ginecologista, ou seja, não pode ser uma consulta por telefone. Na consulta o ginecologista vai conseguir identificar se a infecção é uma candidíase ou uma vaginose bacteriana, porque elas tem características muito particulares. Em alguns casos será preciso fazer a colheita do material pra identificar o que pode estar acontecendo.

Mastologista Sao Paulo Alteracao Hormonal Quarentena vaginite

Resumindo – É comum que a mulher apresente alterações hormonais durante a quarentena por vários motivos, como o fato de estarem mais ansiosas e estressadas, o uso de roupas apertadas e protetores diários de calcinha que não permite uma boa circulação do ar na região, falta de rotina de sono, alimentação rica em carboidratos, maior consumo de bebidas alcoólicas, dentre outros.

Dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário abaixo!

***

Clique aqui para agendar uma consulta com a Dra. Danielle Miyamoto – Médica Mastologista, Ginecologista e Obstetra

A Dra. Danielle Miyamoto atende no Centro Integrado AKTA Liv, convenientemente localizado na Vila Mariana (São Paulo). Ela é médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas  (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739).

Siga a Dra. Danielle Miyamoto nas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/dradaniellemiyamoto

Instagram – https://www.instagram.com/dradaniellemiyamoto/

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCNmA_pWksV-hGsjf9BbTj1A

 

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×