Mastologista São Paulo

Nódulo na Mama – Entenda este sinal do seu corpo

É muito comum que mulheres encontrem algum nódulo na mama ao longo da vida. Entretanto, ao encontrar qualquer alteração na mama que pareça com um nódulo, o sentimento de medo pode tomar conta de muitas mulheres, tornando este um momento de muita ansiedade e temor.

A primeira reação geralmente é associar um nódulo na mama com a palavra câncer. Mas é muito importante entender que a maioria dos nódulos na mama não são câncer. Podem ser cistos ou fibroadenoma, que é uma das causas mais comuns de nódulo na mama de mulheres jovens. Porém, toda alteração nas mamas deve ser investigada.

Os sintomas de um nódulo na mama podem vir acompanhados de outras alterações como vermelhidão, secreção no mamilo, alteração na textura da pele, estiramento da pele e podem ser doloridos ou não. Ao observar um destes sintomas ou mais, procure uma unidade de saúde para que possa ser feito uma investigação e um diagnóstico, para que o tratamento possa ser iniciado, antes que evolua para doenças mais graves.

Por mais que exista uma grande possibilidade de que um nódulo na mama não seja um câncer, a melhor maneira de lidar com essa situação é obter informação de qualidade e procurar uma unidade de saúde. Para entender o que é um nódulo na mama, quais são as características de nódulo benigno e maligno e quando você deve procurar um mastologista, leia este artigo com atenção.

O que é um nódulo na mama

Os nódulos podem surgir em diversas partes do corpo e como já foi dito, em sua maioria não são cancerosos. Os nódulos na mama podem ser bolsas sólidas, que geralmente são fibroadenomas, ou cheias de um líquido, que são chamados de cisto. Ambos não costumam ser cancerosos, mas é preciso realizar alguns exames para que seja identificado sua origem e gravidade, pois é muito difícil diferenciar um nódulo canceroso ou não apenas com exames de toque.

Os fibroadenomas são nódulos lisos arredondados, indolores e costumam ser móveis. Este tipo de nódulo aparece mais em mulheres com a idade fértil, por isso é mais incomum aparecer em mulheres acima de 60 anos de idade. Eles são muitas vezes diagnosticados como câncer de mama erroneamente, mas eles não são. Porém alguns deles podem aumentar o risco de doenças mais graves, sendo necessário muitas vezes a retirada desse nódulo na mama.

Os cistos são alterações fibrocísticas, caracterizados por incluir dor e irregularidades na mama. Em sua maioria são benignos, mas podem ou não indicar um câncer. Por isso, o autoexame na mama é extremamente necessário para que quando forem identificadas essas alterações, seja realizado exames mais aprofundados logo em seguida, para que não evolua para doenças mais graves. Todo nódulo na mama deve ser investigado.

Outras causas de nódulos podem ser originadas por infecções na mama, surgindo algumas semanas após a mulher dar à luz, ou a um duto de leite bloqueado no período de amamentação. Algumas lesões também podem resultar na formação de cicatrizes que podem ser transformadas em nódulos. Todas essas causas de nódulos não aumentam o risco de câncer de mama, porém é necessário que você procure uma unidade de saúde para que especialistas possam identificar a causa real.

Diagnósticos de nódulos na mama

Independente da causa do nódulo na mama, é importante que você converse com um médico de confiança para que sejam tomadas medidas adequadas para o seu caso. Realizar o exame de mamografia é imprescindível para discutir essas medidas. A mama da paciente é colocada em uma máquina específica para esse tipo de exame, onde o tecido mamário é achatado para que os raios-x possam atravessá-lo e consiga fazer imagens melhores, que proporcionam um diagnóstico mais exato.

Dependendo das características que forem identificadas no nódulo na mama no exame de mamografia, o médico pode optar por algumas formas de biópsia:

– Biópsia aspirativa: com uma agulha fina, serão aspiradas algumas células do nódulo para análise.

– Biópsia por agulha grossa: nesta, é usada uma agulha mais grossa para que seja retirada uma amostra do tecido mamário para análise.

– Biopsia aberta: neste caso, é feita uma cirurgia para que seja removido todo o nódulo ou parte dele. Esta biópsia pode ser feita depois de uma biópsia com agulha, para ter certeza de que não há presença de células cancerosas na mama da paciente.

Quando procurar um médico mastologista ao encontrar um nódulo na mama

O recomendado é que mulheres a partir dos 35 anos já façam consultas de rotina pelo menos uma vez ao ano. Especialmente mulheres que têm histórico de câncer na família, podem ter que revisitar mais uma vez ao ano e mais cedo.

O autoexame da mama é a forma mais eficaz de prevenção para doenças mais avançadas, como o câncer de mama. Ao observar uma dessas alterações citadas, como um nódulo na mama, procure um mastologista de confiança o mais logo possível.

Leitura complementar:

O Que É A Biópsia De Linfonodo Sentinela

Se você descobriu um nódulo na mama é importante agendar uma consulta com o mastologista

***

Dra. Danielle Miyamoto é médica mastologista, ginecologista e obstetra. Oferece atendimento médico humanizado, completo e especializado na área da saúde da mulher no Centro Integrado AKTA Liv.

Formada pela Unicamp e pela Faculdade de Medicina da USP com cursos de especialização na Itália e França.

Eleita uma mas melhores mastologistas de São Paulo pelo Portal Doctoralia, além de ter excelente média de avaliação por parte de suas pacientes.

Agende uma consulta com Dra. Danielle Miyamoto – (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739). Médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas. A Dra. Danielle Miyamoto atende na clínica Akta Liv, localizada na Chácara Klabin, Vila Mariana.

Dra. Danielle Miyamoto

Ginecologista e Obstetra, Mastologista e Mestre em Oncologia Ginecológica e Mamária

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×