Mastologista São Paulo

Oncologista ou Mastologista?

Mastologista São Paulo- Cancer

Quem trata Câncer de mama- oncologista ou o mastologista?

O câncer de mama é um câncer que se forma nas células dos seios. Após o câncer de pele, o câncer de mama é o câncer mais comum diagnosticado em mulheres no mundo. O câncer de mama pode ocorrer em homens e mulheres, mas é muito mais comum em mulheres.

O que é oncologia?

Oncologia é o ramo da medicina que pesquisa, identifica e trata o câncer. Um médico que trabalha no campo da oncologia é um oncologista.

Os oncologistas devem primeiro diagnosticar um câncer, que geralmente é realizado por biópsia, endoscopia, raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia ou outros métodos radiológicos.

O oncologista, no tratamento do câncer, tem um papel importante de uma equipe multidisciplinar, que pode incluir uma série de outros profissionais, entre radiologista, cirurgião, psiquiatra, fisioterapeuta e nutricionista. O papel desse profissional é ter o controle da situação do indivíduo portador de câncer e da evolução da doença, buscando formas de promover a sua regressão ou o alívio dos sintomas clinicamente.

 O que é mastologia?

O mastologista é o especialista da área médica cujo foco é o tratamento das doenças da mama, sejam elas benignas ou  malignas. Seu trabalho envolve o estudo, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a realização de cirurgias e o processo de recuperação da mulher.

Por definição, a oncologia tem foco no câncer, enquanto a mastologia trata o objeto em si, no caso o câncer de mama. O motivo da mastologia ser um ramo tão específico é que esta doença afeta milhões de mulheres todos os dias, e possui impactos psicológios e físicos extremamente sensíveis pois atinge questões relacionadas à auto-estima, qualidade de vida e  aspectos psicológicos durante o tratamento. Atributos importantes que são considerados durante o tratamento médico.

O papel do mastologista é desenvolver uma abordagem preventiva e acompanhamento seguro do seu quadro clínico de seus pacientes. Recomendam-se visitas periodícas a estes especialistas para mulheres acima de 35 anos, mesmo que não tenham apresentado sintomas. Algumas atividades importantes incluem exames de mamografia, registro de histórico e orientações ativas.

Portanto, o mastologista é de suma importância para o desenvolvimento de um plano preventivo face a alta incidência de câncer de mama no planeta.

Em suma, o oncologista clínico e o mastologista desempenham papéis complementares e diferentes no tratamento do câncer de mama, fazendo juntos parte de uma equipe multidisciplinar

Agende uma consulta com a Dra. Danielle Miyamoto. Médica especialista em Mastologia com um dos melhores índices de aprovação de São Paulo

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×