Mastologista São Paulo

Dicas de Prevenção ao Câncer de Mama

mastologista sao paulo sintomas cancer de mama outubro rosa prevencao cancer de mama mulhes cancer

Ainda é Outubro e neste mês totalmente dedicado à Campanha Outubro Rosa trazemos mais uma postagem sobre prevenção ao câncer de mama. A Dra. Danielle Miyamoto participou da campanha Outubro Rosa do Shopping Metro Santa Cruz onde falou sobre  prevenção, fatores de risco, diagnóstico precoce!

Confira abaixo as dicas para você se prevenir contra o câncer de mama

É muito importante falar a respeito do câncer de mama. É esperado que mais de 66 mil novos casos de câncer de mama sejam detectados por ano, além de quase dois milhões de casos no mundo. Este é o câncer que mais acomete mulheres.

Antes de falar em prevenção ao câncer de mama precisamos conhecer alguns fatores de risco. Os principais fatores de risco para o câncer de mama são o fato de ser mulher e o envelhecimento. A partir dos 40 anos e, mais ainda depois do 50, nós percebemos uma maior incidência de câncer de mama entre as mulheres. Portanto, é muito importante que mulheres nesta faixa etária façam exames de rotina.

Quando falamos em prevenção ao câncer de mama também estamos falando sobre hábitos de vida. Alguns fatores de risco influenciados pelos nossos hábitos de vida podem aumentar a chance da mulher desenvolver a doença. A obesidade é um destes fatores e pode aumentar em até 3 vezes o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Outros fatores são o sedentarismo, o consumo de bebidas alcoólicas e terapias de reposição hormonal por período prolongado.

Se você apresenta algum destes fatores de risco, converse com o seu médico para buscar melhorar com apoio profissional.

A obesidade e o sedentarismo são fatores que se relacionam não apenas ao câncer de mama mas a diversas outras doenças. E embora mudar estes hábitos possa parecer difícil, é algo muito importante. Reduzir o consumo de carboidratos e gordura em excesso e praticar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos pelo menos três vezes por semana já terão um impacto positivo na sua vida. Além de ajudar na perda de peso, a atividade física regular ajuda na eliminação de substancias inflamatórias que se acumulam no nosso corpo.

Fatores protetores da mulher em relação ao câncer de mama

O fato de uma mulher ter engravidado diversas vezes e o tempo de amamentação aumenta a proteção contra o câncer de mama. Portanto, além dos benefícios para o bebê, é sempre importante estimular o aleitamento materno já que é neste período que a mama termina sua formação e onde pode ser agregada alguma proteção com relação ao câncer de mama no futuro.

Exames de prevenção ao câncer de mama

Quando falamos em exame de prevenção, o principal exame utilizado para o rastreamento do câncer de mama em mulheres que estão assintomáticas (não tem nenhum sintoma) é a mamografia. A mamografia é um exame essencial e estudos já comprovaram que ela ajuda na redução da mortalidade dentre o grupo de mulheres que fazem mamografia uma vez ao ano, a partir dos quarenta anos.

IMPORTANTE:

  • A mamografia pode ser feita em todas as mulheres, inclusive naquelas que têm prótese de silicone e o resultado do exame não fica em nada prejudicado.
  • O ultrassom não pode substituir a mamografia. Apesar de ser um exame complementar importante, o ultrassom traz informações diferentes da mamografia, que é o exame de preferência para o rastreio de câncer de mama.

Não tenha medo

Muitas vezes a mulher tem medo de descobrir alguma coisa e portanto não faz os exames ou busca ajuda de um mastologista ou ginecologista. Mas não tenha medo! As lesões na mama são tratáveis e o câncer de mama tem cura!

O meu principal recado pra vocês é que quando se trata de cuidados e prevenção ao câncer de mama  quanto antes melhor. A maioria das lesões nas mamas tem características benignas e podem apenas ser acompanhadas pelo mastologista. E, mesmo que a lesão se confirme como um câncer mama, existe tratamento e tem cura!

Você já fez seus exames com um mastologista ou ginecologista este ano?

mastologista sao paulo sintomas cancer de mama outubro rosa prevencao cancer de mama

Clique aqui e assista ao vídeo que a Dra. Danielle Miyamoto gravou para a campanha do Outubro Rosa do Shopping Metro Santa Cruz.

O canal do INCA no Youtube tem palestras de grande importância para que mulheres conheçam mais sobre o câncer de mama.

Para maiores informações sobre câncer de mama, recomendamos os blog posts abaixo:

Sinais de Alerta – Quando Buscar Atendimento com o Mastologista Durante a Quarentena?

Câncer de Mama, Obesidade, Alimentação e Atividades Físicas

Outubro Rosa – Prevenindo e Tratando o Câncer de Mama em Tempos de Pandemia

***

Clique aqui para agendar uma consulta com a Dra. Danielle Miyamoto – Médica Mastologista, Ginecologista e Obstetra

A Dra. Danielle Miyamoto atende no Centro Integrado AKTA Liv, convenientemente localizado na Vila Mariana (São Paulo). Ela é médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas  (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739).

Siga a Dra. Danielle Miyamoto nas redes sociais:

Facebook 

Instagram 

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×