Mastologista São Paulo

Outubro Rosa – Dúvidas Sobre o Autoexame das Mamas

mastologista sao paulo campanha outubro rosa 2020 cuidado prevencao cancer de mama autoexame de mama danielle miyamoto ginecologia

Você já ouviu falar no autoexame da mama? Hoje vamos falar sobre o autoexame da mama, quando o autoexame deve ser feito e se existe alguma técnica específica.

 

Todos os anos, no mês de outubro, é realizada ao redor do mundo a campanha OUTUBRO ROSA, que tem por objetivo levar informação e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na semana passada o nosso blog falou sobre formas de prevenir e de tratar o câncer de mama, especialmente num ano tão atípico e no qual muitas pessoas têm evitado sair de casa e podem, portanto, deixar de realizar exames de rotina, como a mamografia.

Na esfera da conscientização, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem demonstrado a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ultra processados, além da prática regular de atividades físicas. Não é segredo que a qualidade de vida de muitas pessoas foi negativamente afetada pela pandemia do coronavírus, portanto, mais importante ainda o alerta para a prevenção!

Objetivo do autoexame da mama

Eu sempre falo com as minhas pacientes que o autoexame da mama é, na verdade, o autoconhecimento do próprio corpo. Com o autoexame a mulher não vai prevenir o surgimento do câncer de mama e o seu objetivo não é que a própria mulher faça um diagnóstico de câncer de mama.

O objetivo principal do autoexame da mama pé o autoconhecimento das suas mamas para que a mulher seja capaz de identificar alguma alteração que possa surgir. Alterações com relação à assimetria da mama, alteração de coloração ou textura da pele, aparecimento de feridas ou secreções, além de nódulos são importantes de serem comunicadas com o ginecologista ou mastologista.

O autoexame também não é capaz de substituir os exames específicos para investigação do câncer de mama, como a mamografia. Além disso, estudos já mostraram que o autoexame não reduz a mortalidade do câncer de mama nas mulheres. Mas o papel do autoexame é importantíssimo para que as mulheres sejam capazes de identificar alterações que podem ou não ser malignas e ligadas a um câncer de mama e procurar auxílio de um médico especializado (ginecologista ou mastologista) para investigação.

mastologista sao paulo campanha outubro rosa 2020 cuidado prevencao cancer de mama autoexame de mama danielle miyamoto

 

Existe uma técnica para a realização do autoexame da mama?

Não existe uma técnica que seja padrão. O importante no autoexame da mama é que a mulher faça a palpação de todos os quadrantes da mama. Eu oriento as minhas pacientes que façam o autoexame da mama apenas uma vez ao mês, não havendo a necessidade de fazê-lo todos os dias.

Para mulheres que menstruam, o período ideal para fazer o autoexame da mama é o período PÓS MENSTRUAL em que as mamas estão um pouquinho mais amolecidas, mais flácidas, as mamas estão menos inchadas e fica mais fácil a palpação. Eu aconselho as minhas pacientes a evitarem fazer o autoexame no período pré menstrual já que há um inchaço maior da glândula mamária e, por vezes, a mulher tem a impressão que tem um nódulo.

Mulheres que não menstruam podem fazer o autoexame da mama uma vez por mês. Neste caso é importante que a mulher crie o hábito de fazer o autoexame já que não existe um evento específico que torne este exame mais adequado, como é o caso das mulheres que ainda menstruam e que devem fazer autoexame da mama após a menstruação.

O autoexame pode ser feito em pé ou deitada. Uma outra opção é fazer durante o banho. Não existe uma técnica específica mas o importante é que você apalpe a mama inteira. Com a mão esquerda se apalpa a mama direita e, com a mão direita se apalpa a mama esquerda.

O câncer de mama tem tratamento e tem cura! Por isto é muito importante falarmos sobre o assunto e esclarecer todas as dúvidas que as mulheres possam ter. Conscientização e prevenção nunca são demais.

 

Clique aqui para assistir ao vídeo completo da Dra. Danielle Miyamoto com dicas muito importantes para estarmos sempre um passo à frente do câncer de mama. 

Aqui no blog Mastologista São Paulo trabalhamos com o intuito de informara a todas as pessoas a respeito do câncer de mama. Para maiores informações sobre este assunto recomendamos as postagens abaixo:

Sinais de Alerta – Quando Buscar Atendimento com o Mastologista Durante a Quarentena?

Câncer de Mama, Obesidade, Alimentação e Atividades Físicas

Câncer de Mama – Estresse, Autoexame e Diagnóstico Precoce

Assista também à participação da Dra. Danielle Miyamoto no Nosso Programa, onde ela conversou sobre fatores comportamentais e ambientais relacionados ao câncer de mama.

 

***

Clique aqui para agendar uma consulta com a Dra. Danielle Miyamoto – Médica Mastologista, Ginecologista e Obstetra

A Dra. Danielle Miyamoto atende no Centro Integrado AKTA Liv, convenientemente localizado na Vila Mariana (São Paulo). Ela é médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas  (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739).

Siga a Dra. Danielle Miyamoto nas redes sociais:

Facebook 

Instagram

 

Compartilhe esta Matéria:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
×

 

Fale Conosco!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp.

×